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Nesse artigo, vou mostrar para você uma maneira simples e, ao mesmo tempo inovadora de se oferecer serviços aos pacientes de clínicas e consultórios privados por meio da personalização da assistência centrada na gestão de cuidados.
Essa experiência precisa ser encantadora, para que se inicie o processo de fidelização dos pacientes aos seus serviços. É por esse motivo que todos os profissionais de saúde ou gestores de clínicas e consultórios precisam ter um cuidado especial com a recepção.
Empatia (s.f.): Não é sentir pelo outro, mas sentir com o outro. Quando a gente lê o roteiro de outra vida. É ser ator em outro palco. É compreender. É não dizer “eu sei como você se sente”. É quando a gente não diminui a dor do outro. É descer até ao fundo do poço e fazer companhia pra quem precisa. Não é ser herói, é ser amigo. É saber abraçar a alma.
Essa experiência tem se mostrado muito rica. E, de tantos feedbacks e de muitíssimas gravações de consultas, elaborei uma lista dos 7 principais erros cometidos em uma anamnese.
Qual é o modelo de prontuário ideal para o meu tipo de prática clínica? Se a sua prática clínica tem relação com o descrito acima, então esse modelo que irei propor pode fazer bastante sentido para você.
O método SOAP é a forma como entramos os dados no Registro Clínico Orientado por Problemas. E nesse artigo irei explicar cada um dos 4 passos do método. Você irá entender por que ele é muito mais interessante e dinâmico. Além de ser o método de excelência quando estamos falando de acompanhamento longitudinal dos pacientes.
Em 1968, o diretor clínico do Cleveland Metropolitan General Hospital, Lawrence L Weed*, preocupado com a complicação dos registros clínicos, e o impacto negativo causado na gestão do cuidado dos pacientes, publicou um artigo na New England Journal of Medicine, intitulado “Medical Records that Guide and Teach” (Registros Clínicos que guiam e ensinam).
Uma consulta médica nada mais é que o encontro entre o médico e seu paciente. E, mesmo utilizando um viés biomédico, somos ensinados durante todos os momentos de formação médica a entender o paciente. Estudamos, sinais e sintomas das doenças, como eles podem se manifestar, estudamos psicologia médica, etc.
Escuta ativa é sem dúvida o pré-requisito mais importante para começar a se estabelecer uma interação eficaz, resultando em uma consulta de alta qualidade.
Falar sobre remuneração médica é algo que interessa a qualquer profissional. Porque significa na prática, a valorização do seu trabalho e tudo que está por trás dele, como os anos de estudo e dedicação à profissão.